gato_com_fomeRação ou comida caseira?
Tanto a ração específica de gatos quanto a comida caseira são permitidas, desde que possuam a quantidade e a qualidade de nutrientes necessários. As desvantagens da comida caseira são: ela pode ser mais trabalhosa de preparar que uma ração de excelente qualidade e pode sair mais cara, pois para atender às exigências nutricionais do seu gato, é preciso preparar uma refeição balanceada. Além disso, a comida caseira pode estragar mais facilmente se ficar muito tempo no comedouro exposta ao meio ambiente e, por ser mais “pastosa”, predispor ao acúmulo de tártaro nos dentes.

Por que não posso dar ração de cachorro para meu gato?
A alimentação oferecida ao gato deve ser específica para ele.
A composição das rações varia conforme a necessidade da espécie e o gato, em especial, precisa de elementos nutricionais como a taurina, que não está presente na ração de cachorros e é essencial na alimentação de seu gato. A deficiência de taurina pode causar cegueira, crescimento lento, diminuição da eficiência reprodutiva e problemas neurológicos.

Quantas vezes por dia devo dar comida ao meu gato?
O gato, bem diferente do cachorro, tem o hábito de fazer várias pequenas refeições ao longo do dia, podendo se alimentar até 16 vezes. Assim, por ser um petiscador por excelência, ele pode ter sua alimentação oferecida à vontade. Convém, porém, limitar a quantidade geral de alimento ingerida num dia.

Mau hálito: Questão de higiene e cuidado
Para prevenir o mau hálito é preciso cuidar dos dentes quando o gato ainda é jovem.
Não se deve esperar o acúmulo de tártaro para começar a agir, pois com o decorrer do tempo pode haver inflamações das gengivas, perda de dentes e até doenças graves. Embora a maioria dos gatos não goste que seus dentes sejam escovados, é possível realizar essa tarefa árdua se for acostumado desde filhote, dando-lhe em seguida uma “recompensa”. Alimentos mais duros e crocantes auxiliam na limpeza dos dentes, pois promovem atrito. Assim, a ração é o alimento mais indicado. Após algum período de acúmulo de tártaro, a única solução é a remoção com um instrumento próprio na clínica veterinária.