adote_amigoA presença de um animal de estimação em casa traz felicidade e bem estar. Bolinhas de pelo alegres, fofinhas e cheias de vida, grandes ou pequenas, brancas, pretas, marrons ou amarelas, pulam e brincam o dia todo como se fossem brinquedinhos com energia infinita. Porém, ao contrário de um brinquedo de verdade, cães e gatos não possuem sistema de liga e desliga. São vidas, e como tais, trazem além de alegria, gastos, preocupações e muito trabalho, e exigem cuidados e atenção ao longo de toda a vida. A aquisição de um animal, portanto, requer planejamento e responsabilidade a fim de proporcionar à ele e seu guardião uma vida longa e feliz juntos.

Porém não é somente a vida do animal adotado que muda. A vida de seu novo guardião muda também. Neste contexto se encaixa a noção de adoção responsável, onde um animal provoca mudanças significativas na vida e rotina de seu guardião, exigindo cuidados e responsabilidade. Atenção veterinária, disponibilidade de tempo, paciência, companheirismo, consideração por cada detalhe e cada mania.

A presença de um animal em casa, portanto, traz muita felicidade. E esta felicidade é ainda maior quando existe, além do amor, respeito e responsabilidade. A adoção de um animal muda a vida dele para sempre e trás mudanças importantes na vida de seu guardião, transformando-a em uma aventura gostosa e cheia de alegrias. Basta querer!

Fonte: http://www.portalnossomundo.com/site/mais/artigos/adocao-responsavel.html